27 setembro 2012

Curiosidades #5

Olá pessoal,

Nosso planeta é um lugar muito curioso. Tem algumas informações que às vezes nós não nos damos conta, ou nunca ouvimos falar. 

Vamos então caracterizar a Terra? Aqui vão algumas informações:

Nós estamos no terceiro planeta mais próximo do Sol (distância: 149.600.000 km), o quinto maior do sistema solar, girando ao redor do sol a uma velocidade média de 107 mil quilômetros por hora. O nosso planeta gira em torno de si mesmo com velocidade de 465 metros por segundo, e nós não sentimos esse movimento de rotação porque estamos presos à Terra pela gravidade, ou seja, nós nos movemos junto na mesma velocidade. A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e 510,3 milhões de quilômetros quadrados. O diâmetro da Terra é de aproximadamente 12.756 quilômetros (no Equador). De pólo à pólo o diâmetro é um pouco menor: 12.713 quilômetros. Quer saber o peso do planeta? Prepare-se para vários zeros: 5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas!

Atlas, o Titã que carregava 5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas.
O planeta é composto principalmente por água (97%) sendo que a maioria da água presente é salgada (cerca de 30 vezes mais do que a doce). O maior oceano é o Pacífico, com 707,6 milhões de quilômetros cúbicos de água. A vida existe no nosso planeta devido à atmosfera, que é composta por nitrogênio (77%), oxigênio (21%) e outros gases em pequena quantidade, como argônio, dióxido de carbono e  vapor d'água. A forma mais primitiva de vida formou-se no Pré-Cambriano, há cerca de 3 bilhões de anos, e a evolução deu conta de formar a diversidade que temos hoje no planeta. 

A Terra vista de Marte. Você mora na primeira bolinha de baixo pra cima (Foto: NASA).

O espaço é um lugar hostil. Diferente do que a maioria de nós pensa, nós não estamos tão seguros nele. 30 mil toneladas de material cósmico caem todo ano na atmosfera. A maior parte deste material vêm do cinturão de asteróides situado entre Marte e Júpiter, mas não causam problema nenhum. O problema está nas 150 toneladas de meteoritos passam muito próximos de atingir a Terra todos os dias. Alguns já atingiram e temos registros disso. Outros maiores (meteoros) já causaram um bom estrago, como o que causou a extinção dos dinossauros.  Mas mesmo o nosso planeta não é um lugar muito seguro. Acontecem aproximadamente 20 mil tremores de terra por ano. Muitos nós não conseguimos sentir, mas outros são muito perigosos, como os que causaram a Tsunami na Ásia e os diversos terremotos que já causaram morte de muitas pessoas. As erupções vulcânicas são os mais famosos desastres ecológicos que modificaram o rumo da história da Terra de forma catastrófica.


Mas como que os cientistas sabem o peso da Terra? E como descobriram a idade? O diâmetro? Todas essas informações que vocês leram agora? Este será o tema de uma nova série de posts que serão publicados aqui. Tem umas histórias muito curiosas e engraçadas. Aguardem!

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)