16 agosto 2012

Terra preta de...índio?

Olá pessoal,

Já comentamos no blog sobre a origem e a teoria de formação da terra preta de índio. Se você não lembra, clique aqui. No mês passado a Revista Unesp Ciência divulgou uma matéria muito interessante sobre a terra preta, que valeu inclusive a capa da edição! Nesta matéria, pesquisadores da Unesp discutem sobre uma nova teoria de formação, diferente da antropogênica. Vamos explorar esta teoria aqui. Se você quiser conferir na íntegra, clique aqui.



Nas áreas agrícolas visitadas pelos pesquisadores, as trincheiras abertas revelaram um padrão. A terra preta estava sempre no topo, formando uma camada de até 50 cm de espessura. Abaixo dela havia solos de diferentes tipos. Análises químicas feitas em sítios no sul do Amazonas mostraram que o fósforo, o carbono, o cálcio e o magnésio existiam em quantidade expressiva a camada mais próxima da superfície, e em quantidades bem menores, ou quase inexistentes, nas camadas inferiores. Achados parecidos foram obtidos em toda a Amazônia. Para a maioria dos estudiosos da terra preta, incluindo Campos e Marques Jr. isso é um indício de que esse solo não se formou de baixo para cima, ou seja, a partir das camadas inferiores. Algum processo teria depositado esses nutrientes na superfície do solo. Esta hipótese pode parecer simples, mas contradiz idéias tradicionalmente estabelecidas no campo das ciências do solo. É essa possibilidade cientificamente inovadora que está atraindo a atenção de Marques Jr e de seus colegas de outras partes do mundo.

Esquerda: solo comum, com baixo teor de nutrientes. Direita: Terra preta.

Para o trio de pesquisadores responsáveis, é possível que o carvão vegetal – formado a partir da queima da vegetação por incêndios naturais – seja o elemento-chave para a formação da terra preta. Os índios tiveram a sensibilidade de descobrir esses lugares. Instalaram-se neles e também contribuíram para o enriquecimento da terra. Marques Jr, um dos pesquisadores responsáveis argumenta que “A mancha de terra nesta fazenda tem o tamanho de três campos de futebol, das dimensões do Maracanã. Será que eles fizeram mesmo tudo sozinhos? Será que a natureza não contribuiu com nada?"





Mais argumentos vêm de outros pesquisadores da área de ciências do solo. Bruno Glaser, da Universidade de Bayreuth, Alemanha, também reconhece a importância do carvão vegetal na formação da terra preta. A questão, segundo ele, é determinar a origem desse material. No entanto, se incêndios naturais ocorrem de maneira mais ou menos homogênea por toda a floresta, o solo de grande parte da Amazônia poderia ter sofrido os efeitos da acumulação do carvão vegetal. “Se fosse assim, a Amazônia como um todo deveria ser coberta de terra preta, o que não é o caso"

Ainda não se sabe qual a teoria que explica a formação da terra preta...porque não uma mistura das duas? Eventos naturais combinados com a influência humana!

Em um ponto, porém, os dois lados concordam: é possível aprender muito com esse solo para melhorar o desempenho da agricultura. Fora do Brasil, muitos pesquisadores têm buscado formas de produzir solos artificialmente enriquecidos, usando como matéria-prima o carvão vegetal.


Alguém tem outra teoria? rs

Um abraço a todos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)