25 junho 2012

Para ler, ver e ouvir #4

Olá pessoal,

Hoje na nossa sessão "Para ler, ver e ouvir" vamos indicar um livro muito interessante, que conta uma história de quase tudo. Na verdade, este é o título do livro! 

"Breve história de quase tudo" foi escrito pelo jornalista Bill Bryson. Vencedor do prêmio Aventis 2004, o livro teve os direitos de publicação negociados em 29 países.

O que o jornalista propõe é contar as histórias "do Big-Bang ao Hommo sapiens", de uma forma diferente da abordada em livros científicos. Para isso, o autor teve que escrever 543 páginas Se você parar pra pensar é até pouco, por se tratar da história de quase tudo!



O autor disse que a inspiração para escrever o livro veio quando ele viu um diagrama mostrando o interior da Terra como se você cortasse o planeta com uma faca gigante e retirasse cuidadosamente uma fatia representando cerca de um quarto do seu volume. Uma figura bastante comum em livros de Ciências.

Como eles descobriram isso?
Ao prestar mais atenção na figura o autor se perguntou como que os cientistas sabiam que tudo aquilo existia se nunca ninguém jamais estivera lá. Exceção feita ao "viajante audaz" de Júlio Verne (se você não sabe de quem estamos falando, clique aqui). 

E esta pergunta acabou gerando outra, e mais outra, e assim, pesquisando quase tudo o jornalista encontrou histórias sérias, tristes, engraçadas e trágicas. Algumas vezes, até sem querer esbarrou em cientistas que não são tão reconhecidos, mas tiveram grande importancia para responder diversas perguntas que de vez em quando nós nos fazemos. 

Nós vamos citar algumas das histórias do livro aqui no blog, quando estas estiverem ligadas ao solo. Porém, nós recomendamos a todos a leitura deste belo livro. Seja por curiosidade, seja para ouvir  algumas histórias engraçadas, a leitura vale a pena. A reunião de tantos fatos incríveis faz deste livro uma celebração do enigma da vida com uma surpreendente lição de humildade.

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)