28 junho 2012

O mistério do Triângulo...

Olá pessoal,

O que faz de uma área que não existe oficialmente em nenhum tipo de mapa ser tão temida? Uma região que começou a ser notada devido à diversos acidentes de navios, aviões e pessoas que sumiam sem nenhuma explicação racional. Nunca foram encontrados sobreviventes vivos pra contar a história, apenas animais. Uma vez, em uma viagem, havia uma arara que falava (e poderia contar alguma coisa), mas ela também foi vítima.

Estamos falando do famoso Triângulo das Bermudas, situado no Oceano Atlântico, entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Laudardale e Bahamas. Não demorou muito para a mídia descobrir estes incidentes e diversas teorias se formarem, até o Triângulo se tornar um mito. A área virou local de estudo para tentar verificar porque tantos acidentes aconteciam por lá. 

O Triângulo...que não existe em nenhum mapa!

Eis algumas explicações:

Científicas (ou plausíveis...):

O Triângulo está sob efeito da Corrente do Golfo, uma das mais variáveis do planeta, podendo criar situações onde mesmo os navegadores mais experiente podem ter dificuldades. Eventos como trombas d'água (um tipo de tornado no mar) são capazes de destruir navios e aviões que estiverem passando pela região. Furacões são outra opção. Além disso, terremotos submarinos também podem ser uma das explicações, já que a atividade sísmica nesta área é intensa. O fato de navios e aviões não serem encontrados nestas áreas pode ter relação com a topografia, já que grandes fossas oceânicas estão localizadas lá. 

Tromba d'água: isso sim é capaz de derrubar avião, navio, até o disco voador dos extraterrestres.

Além da topografia, outra teoria que surgiu foi a da liberação de metano do fundo dos oceanos. O metano é produzido por bactérias extremófilas (isto é, organismos que vivem em ambientes extremos, como o fundo do oceano) no processo de decomposição de organismos mortos. Este metano pode ficar "preso" no fundo do oceano por camadas de gelo. Como já dissemos, a região tem atividade sísmica constante, e um terremoto pode liberar este gás. Porém, mesmo que fosse formada uma grande bolha de metano no fundo do oceano, até chegar à superfície esta bolha teria se transformado em milhares de pequenas bolhas devido à pressão da água. Dificilmente este fenômeno poderia afundar um navio ou derrubar um avião. Isto só foi simulado experimentalmente em laboratório, nunca sendo visto naturalmente. Se fosse a principal razão, deveria ser um evento comum. Outro fato contra: para que isso possa acontecer, o oceano teria que possuir uma grande quantidade de gelo pra aprisionar o metano. Isso já aconteceu sim na história do planeta, mas na época das grandes glaciações.

Agora as teorias alternativas: 

A primeira é a existência de piratas na região. Não o tipo de pirata do Capitão Jack Sparrow, mas piratas modernos, como traficantes de drogas. Outra teoria envolve alienígenas (sempre eles!). Inclusive o Steven Spielberg (sempre ele também!) utilizou esta teoria em um de seus filmes, o "Contatos Imediatos de Terceiro Grau". Alguns outros acreditam que a cidade perdida de Atlântida se encontra abaixo do Triângulo, e que tudo se deve aos cristais de energia especiais que existiam na cidade. Sem falar em vórtices da quarta dimensão. Vai saber...

Estaria Spielberg certo?

Na verdade o Triângulo das Bermudas é apenas mais uma região no mundo, onde podem acontecer acidentes, como qualquer outra. Erros humanos podem acontecer também, tanto erro dos pilotos quanto erros na hora de contar a história. Inclusive, há denúncias de pessoas que estavam aumentando, distorcendo e omitindo informações. Virou um tipo de "culto dos mistérios", coisa de teoria da conspiração. Como não há evidências contra o Triângulo, você pode passar suas férias tranquilo lá.

Mas se quiser acreditar nos cristais de Atlântida ou no Spielberg, fique à vontade! 

Um abraço a todos,

Um comentário:

  1. Assim como Steven,e os Aliens[assim dizem voces,nao eu.Eu adoro eles]Voces,sao petulantes,orgulhosos[como humanos que sao]achando que a explicacao,que estao dando esta valida.Nunca,nem VOCES mesmo acreditam...

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)