01 julho 2012

Imagem da Semana #37

Olá pessoal,

Já que esta semana falamos do mistério do Triângulo das Bermudas, aqui vai outra imagem misteriosa.

Nas estepes da Namíbia, país situado no sudoeste da África, “buracos” na grama deixam os cientistas intrigados há anos. Em vários trechos, a vegetação esparsa deixa de existir em círculos quase perfeitos e deixa o solo “careca” nesses pontos. Esses círculos são conhecidos como “anéis de fadas”.

Círculos em que a vegetação não aparece são chamados de 'anéis de fadas' (Foto: Ann Scott/NamibRand Nature Reserve)

Um estudo publicado nesta semana pela revista científica “PLoS One” dá um passo na direção de explicar o que causa o fenômeno. A pesquisa não se propôs a descobrir as causas, mas enumerou uma série de características que precisam ser explicadas no caminho para descobrir a resposta.

A equipe liderada por Walter Tschinkel, da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, descreveu, por exemplo, o ciclo de vida dos “anéis de fadas”, que vai desde o surgimento até o momento em que o espaço volta a ter vegetação. Os menores anéis têm um ciclo médio de 24 anos, enquanto os maiores podem durar até 75 anos.


Além disso, o estudo também descreveu como essas formações se comportam em relação a pequenas variações do solo e do clima.

“Qualquer explicação causal dos anéis de fadas tem que incluir o nascimento, o desenvolvimento e a morte, a expectativa de vida média e a variação de suas características sob diferentes condições”, justifica o artigo.

Um abraço a todos,

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)