02 maio 2012

Mais lava do que se imaginava!

Olá pessoal,

Um dos parques de conservação mais famosos do mundo está nos Estados Unidos, e é também o mais antigo do mundo, inaugurado em 1872. Yellowstone é famoso por seus gêiseres e fontes termais, possuindo também um dos vulcões mais ativos do mundo. 

E é sobre este vulcão que a revista FAPESP trata na reportagem "As profundezas de um vulcão", que você pode acessar aqui. Ao que as pesquisas indicam, a quantidade de lava presente abaixo do vulcão é muito maior do que se esperava. 


Visão de um gêiser em Yellowstone (fonte: wikipedia)

Por meio de um técnica diferente para gerar imagens a partir das ondas sísmicas, um grupo de geofísicos liderado por Michael Zhdanov, da Universidade Utah, Estados Unidos, mediu a condutividade elétrica gerada pelas rochas derretidas dessa pluma de magma.

Fonte hidrotermal apresentando uma diversidade de cores brilhantes. Estas cores são devidas à existência de películas de bactérias termofílicas. A zona em azul contém água fervendo e é livre de bactérias; as zonas que vão do verde ao laranja são zonas onde crescem bactérias em temperaturas sucessivamente menores.


As imagens que emergiram depois de 18 horas de processamento contínuo de dados em um supercomputador praticamente dobraram a área da pluma, estendo-a por cerca de 400 quilômetros no sentido leste-oeste. Essa técnica tem duas limitações. A primeira: chega somente a 370 quilômetros de profundidade. A outra: não prevê quando pode chegar outra erupção.

As erupções do vulcão Yellowstone produziram mudanças intensas no planeta, a primeira delas há cerca de 17 milhões de anos.

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)