22 maio 2012

Jornada das Licenciaturas da USP

Olá pessoal,

O SNE esteve presente na IV Jornada das Licenciaturas da USP com a Educação Pública, que ocorreu na Escola de Comunicação e Artes (ECA), entre os dias 10 e 11 de maio. Nosso representante foi o José, e é ele que escreve o post hoje. Confiram:

"O evento tinha como objetivo discutir vários temas que permeiam a formação de professores da USP, ou seja, os cursos de licenciaturas, através de mesas temáticas e grupos de trabalho foi possível notar que infelizmente a educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas e vários são os desafios para a transformação da educação. Mais um pouco sobre tudo o que rolou na jornada pode ser conferido no blog da mesma, clicando aqui



As mesas temáticas foram bastante interessantes e trouxeram várias contribuições e encaminhamentos, como por exemplo o compromisso institucional da USP e demais universidades públicas na luta pelos 10% do PIB para a educação no Plano Nacional de Educação (2011-2020), houveram falas também que foram bastante motivadoras, como a do professor Jucivagno Francisco Cambuhy, que contou um pouco de sua história e apesar de todos as barreiras enfrentadas é mais um dos lutadores que batalham constantemente por uma educação de qualidade no Brasil.

Durante o evento ocorreu também a apresentação de painéis com trabalhos dos estudantes das licenciaturas da USP e este que vos fala esteve presente e apresentou o dia de formação realizado pelo Solo na Escola no ano passado com os professores de Ciências de Piracicaba e região, (mais detalhes aqui), cujo título foi: “Uma experiência formativa de professores com o ensino de solos: o papel do “Programa Solo na Escola” e a aprendizagem significativa”, o trabalho foi bastante elogiado por várias pessoas que passaram pelo pôster e pararam pra conversar. Durante a apresentação tive a oportunidade de conhecer vários outros trabalhos interessantes, como por exemplo, o uso de Histórias em Quadrinhos nas aulas de história, um curso de geociências para a 3° idade, o uso do teatro para a realização de atividades interdisciplinares, jogos para educação musical, dentre outros... E tive a oportunidade de conhecer um pessoal muito gente fina e animado do curso de EduComunicação, um curso novo da USP, que se depender de seus estudantes ainda vai dar o que falar.

Tem um vídeo legal no blog da Semana com imagens das palestras e dos participantes. Dá uma olhada:


De um modo geral o evento foi muito bom, e espero representar o Solo na Escola em outras oportunidades.

Valeu, até a próxima, e pra finalizar deixo aqui uma frase do Luis Carlos Prestes: “Triste não é fracassar, pior é não tentar vencer”. Forte abraço a todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)