08 fevereiro 2012

Curiosidades #3

Olá pessoal,

Vocês já devem saber aqui pelo blog que existem minerais chamados de quartzo, biotita, O post de hoje fala de um assunto bem bacana que saiu na Revista Pesquisa Fapesp (vocês podem ler a matéria na íntegra clicando aqui), que trata sobre o descobrimento de minerais.

Daniel Atencio disparou um e-mail com esse título no dia 2 de novembro de 2010 para comunicar, como ele explicou em seguida, “o nascimento de minha décima segunda filha, carlosbarbosaíta, que veio fazer companhia a chernikovita, coutinhoíta, lindbergita, matioliíta, menezesita, ruifrancoíta, footemineíta, guimarãesita, bendadaíta, brumadoíta e manganoeudialita”. Professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP).

Carlosbarbosaíta

A carlosbarbosaíta fez um percurso que mostra como encontrar novas espécies de minerais combina pa­ciência, amizade e muita colaboração entre especialistas não acadêmicos e acadêmicos. Luiz Menezes, engenheiro de minas, colecionador e comerciante de minerais que coletou o que lhe parecia ser um novo material, fez as primeiras análises em um microscópio eletrônico da Universidade Federal de Minas Gerais. Como não pôde ir adiante, mandou sua amostra para a USP. Atencio examinou-a por raios X, confirmou que se tratava de uma espécie nova de mineral, mas também não conseguiu avançar: os cristais de 50 x 10 x 5 milésimos de milímetro eram minúsculos demais, dificultando as análises. Pela mesma razão, durante quatro anos, pesquisadores da USP de São Carlos, do Canadá, da Rússia e dos Estados Unidos que entraram na história avançavam pouco, até que, em abril de 2009, Mark Cooper, da Universidade Manitoba, Canadá, conseguiu um equipamento de raios X que finalmente completou as análises, elucidando a estrutura atômica do mineral, cujos cristais formam longas agulhas ricas em óxido de urânio e nióbio.

A pedido de Menezes, Atencio escolheu o nome para o novo mineral, em homenagem a Carlos do Prado Barbosa, engenheiro químico e colecionador de minerais falecido em 2003 que participou da identificação da bahianita, reconhecida como novo mineral em 1978, e da minasgeraisita, de 1986. Geó­logos vivos também são homenageados, embora, como os biólogos, não possam pôr o nome deles próprios em espécies novas que descobrirem.

Vejam aqui outros minerais com nomes curiosos:

Menezesita: óxido de nióbio, bário, zircônio e magnésio, com cristais vermelhos de 12 faces. Homenagem a Luiz Alberto Dias Menezes Filho.
Coutinhoíta: silicato de urânio e tório, com cristais placoides amarelos. O nome é uma homenagem a José Moacyr Vianna Coutinho, professor da USP.

Matioliíta: fosfato de sódio, magnésio e alumínio, com cristais prismáticos azuis. Homenagem a Paulo Anselmo Matioli.
E você, se descobrisse um mineral novo...que nome daria? rs.
Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)