04 janeiro 2012

Perfil do Voluntário #3

Olá pessoal!

Estamos de volta das férias! Pra começar o ano vamos apresentar mais um dos nosso voluntários aqui no Blog. Vocês já conheceram a Mayra (Fitiña) e o Mateus (Sukú). Desta vez, quem vai se apresentar é o organizador da agenda do SNE. Se você vier visitar a Estação você tem 99,9% de chance de conhecer o José.

"Bom, depois de enrolar um pouco, já que esse texto está um mês atrasado, mas é realmente dificil falar sobre si mesmo, vai aqui um breve texto sobre a minha pessoa e minha atuação no Programa Solo Na Escola.


Meu nome é José, ou como aqui na ESALQ me chamam, “Maçakreixo”, pode me chamar soh de “massa”, eu atendo. Tenho 22 anos e estou indo pro 4 ano de Biologia da ESALQ, faço parte do Solo Na Escola desde meados de maio de 2010, concomitante ao Programa, também faço parte da “Associação Avante Curso Pré-Vestibular Alternativo”, um cursinho aqui em Piracicaba com um preço mais acessivel do que a faixa do mercado, onde lecionei aulas de química e biologia ano passado e ao que tudo indica esse ano ficarei só com a biologia mesmo (que bom = ]). Também faço parte do Centro Acadêmico De Ciências Biológicas (CACB) da ESALQ e milito pelo movimento estudantil da biologia, integrando a Entidade Nacional de Estudantes de Ciências Biológicas (ENEBIo). Bom, chega de nomes e siglas...

Simpósio de Educação Ambiental

Foi na época do cursinho que eu realmente passei a refletir sobre as possiveis profissões que eu poderia exercer e comecei a tomar interesse pela área de licenciatura, inicialmente fiquei em bastante dúvida entre geografia/biologia/ciências sociais, mas no fim das contas acabou sendo a Biologia mesmo que eu escolhi.

Em 2010, quando estava no segundo ano, estava deixando um estágio no departamento de Entomologia e estava procurando alguma coisa mais relacionada à área de licenciatura, passei pelo processo seletivo do Projeto Ponte, e acabou não dando certo, logo após isso fui indicado por uma grande amiga ao Prof. Antonio e marcamos uma conversa, conheci a Estação que até então nem sabia onde ficava e achei muito massa os experimentos e a possibilidade de atuar com aquilo, teoricamente, no começo a gente acompanha algumas visitas juntamente com alguns/algumas monitores/monitoras mais experientes, mas no meu caso acabei recebendo diretamente uma visita, hehehe, lembro até hoje que foi um pouco dificil conseguir enrolar o pessoal, mas na medida do possivel deu tudo certo, hehehe, e aquela que podia ter sido uma visita traumatizante foi muito estimulante e me fez ter certeza de fazer parte do Programa, e logo no começo ainda recebi uma bolsa do Cultura e Extensão e fui incubido de cuidar da agenda do Solo Na Escola, confirmando e controlando as visitas para que não ocorresse de duas escolas chegarem ao mesmo tempo na estação.

Por ser do curso noturno e ter maior tempo livre durante a semana acabei atuando em quase todas as visitas que ocorreram desde que entrei no Solo Na Escola, o que me mostrou a vasta diversidade de realidades das escolas de Piracicaba e região, o que constantemente me faz refletir sobre a minha atuação enquanto estudante e futuro profissional. É claro, além das visitas também já participei de vários eventos juntamente à equipe, como o Bio Na Rua, Feira de Divulgação de Curso, Simpósio de Educação Ambiental do Ponte e a Formação para os professores de ciências de Piracicaba e região, que foi muito boa! Esse ano será a vez dos professores da geografia, aguardem, hehe. 

Participando da formação dos professores em 2011

Gosto muito do grupo que além de me proporcionar essa rica experiência interativa com os estudantes também me fez correr atrás pra aprender mais sobre a temática Solos e me fez tomar conhecimento de grandes pensadores, principalmente Paulo Freire, que me levou a outros autores, como Piaget, Makarenko, Marx, Saviani, etc...Enriquecendo minha formação e me ajudando a entender um pouco essa coisa louca chamada sociedade e onde a educação entra nisso tudo...

E é claro que é sempre bom ver o pessoal saindo da estação maravilhado com aquilo e estudantes e professores animados para reproduzirem experiências parecidas em suas escolas. 

Bio na Rua! 2011

Vou ficando por aqui, com certeza esqueci algo que tinha/gostaria de dizer, mas fica pra próxima, forte abraço a todos e finalizo com um trecho de Eduardo Galeano: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

Fiquem ligados no blog em 2012...temos muitas novidades! 

Um abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)