30 outubro 2011

Imagem da semana #5

Olá pessoal, 

A imagem dessa semana é uma grande novidade! A Nasa e o governo japonês divulgaram esta semana o mais completo mapa topográfico da Terra em 3D. As imagens detalhadas de montanhas, vales, lagos, rios e mares foram feitas com o instrumento japonês Aster (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer), a bordo do satélite Terra, da Nasa.


O efeito tridimensional é criado através da sobreposição de imagens levemente diferentes em duas dimensões.

Um abraço a todos,

26 outubro 2011

Fatores de formação do solo #4

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre mais um fator de formação do solo. Agora é a vez do RELEVO!

O relevo é o conjunto de formas da superfície do planeta, desde o fundo do oceano até as montanhas.É originado sob dois tipos de agentes: os internos (vulcanismo e tectonismo) e externos (intemperismo e humanos).


Relevo modificado pela erosão, principalmente marinha.

Existem diversos tipos de relevo, como planaltos, planícies, cordilhieras, montanhas, morros, serras, chapadas, depressões, vales, escarpas, abismos, vulcões, e por aí vai!

O Vulcanismo e a Tectônica de placas podem provocar mudanças mais drásticas no relevo, como formação de montanhas.Como já temos posts no blog sobre vulcõestectonismo, vamos falar mais aqui sobre os fatores externos: Intemperismo e humanos!
O intemperismo pode atuar sobre a rocha ou solo em diversas frentes. Pela água, ou vento, ou até mesmo geleiras. O relevo atua na dinâmica da água, tanto na vertical (infiltração), quanto na horizontal (erosão/transporte/deposição). O relevo pode influenciar a formação do solo de 3 maneiras:

1) Influenciando na quantidade de água (precipitação) absorvida e retida no solo;
2) Atuando na velocidade de perda do solo por erosão;
3) Orientando o movimento de materiais em suspensão ou em solução de uma área para a outra.

Superfícies inclinadas, como escarpas, são instáveis, onde a água tende a escoar, provocando erosão. Geralmente são solos mais jovens, pouco desenvolvidos. Já superfícies planas possuem solos estáveis, onde a água sofre preferencialmente o processo de infiltração. Em regiões planas geralmente estão presentes solos velhos, bem desenvolvidos e bastante intemperizados.


As geleiras também promovem modificações no relevo através da erosão glacial, quando ocorrem avalanches e porções de rochas se desprendem, alterando assim o relevo do local. Por fim existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominadas de erosão eólica. 

O homem também é um agente externo de transformação do relevo, as modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem através do trabalho transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.

Brasília: construção de cidades modifica o relevo
 Para acabar com a nossa série de posts sobre formação de solo só falta um: o tempo. Fiquem de olho que daqui a pouco ele chega! rs


Um abraço a todos,

23 outubro 2011

Imagem da Semana #4

Olá pessoal,

O vulcão chileno Puyehue continua em processo de erupção. Na semana passada foram cancelados voôs para Buenos Aires e Montividéu.


A foto é da primeira erupção, em junho!

Um abraço a todos,

20 outubro 2011

Visitas 2011 #15

Olá pessoal,

Mais uma semana, e mais visitas na Estação! 

Nossos convidados desta vez vieram da Escola Estadual "Professor Antônio de Mello Cotrim"


Também recebemos visitas do pessoal do curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental!


Semana que vem tem mais posts de visitas, e um especial sobre o curso de formação de professores que o SNE está fazendo parte...inclusive vamos disponibilizar o material para download aqui no blog...aguardem!

18 outubro 2011

Seguidores fantasmas!

Olá pessoal,

Temos visto pelas estatísticas do blog que recebemos sempre muitas visitas, mas geralmente o pessoal não se identifica, ou segue o blog, ou nem deixa um recado! Nós chamamos estes visitantes (carinhosamente) de "seguidores fantasmas". 

Pois bem, está iniciada a operação "Caça-fantasmas". 


Se você passa sempre por aqui, deixe um comentário, sugestões, ajude a gente a fazer o blog! Deixe de ser um fantasma! rs.

Um abraço a todos,

16 outubro 2011

Imagem da semana #3

Olá pessoal,

A imagem desta semana foi feita por astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e mostra grandes focos de incêndio nas margens do Rio Xingu, no trecho da Amazônia localizado no estado de Mato Grosso.



14 outubro 2011

Fatores de formação do solo #3

Olá pessoal,

Já vimos como o Material de origem e o clima participam da formação do solo...agora vamos falar sobre o terceiro fator: Os organismos do solo!

Os organismos atuam na pedogênese (pedo = solo; gênese = formação) por meio de diversos processos, entre eles: ciclagem de nutrientes, adição de matéria orgânica, proteção e agregação do solo.


A decomposição de rochas (intemperismo), além de ser realizada pelo clima, pode também ser realizada pelos organismos. A produção de ácidos orgânicos, liberam elementos presentes nas rochas para a formação do solo. Neste processo os microorganismos também "ajudam" a fixação de musgos e líquens nas rochas, que vão iniciar o processo de formação do solo. A partir do momento que estes organismos pioneiros estão presentes é iniciada a sucessão biológica, surgindo organismos cada vez mais complexos no local.

Os vegetais possuem grande importância, pois suas raízes capturam água e nutrientes por todo o perfil do solo, transformando, através da fotossíntese, estes nutrientes inorgânicos em outros orgânicos. Com a queda das folhas, este material orgânico se torna disponível para outros organismos do solo, que vão iniciar a ciclagem dos nutrientes. 

Efeito das raízes
Formigas, grilos e paquinhas (macroorganismos) são responsáveis pela transformação do material orgânico, deixando este mais disponível para os microorganismos, que decompõem este material orgânico para gerar energia e assim sobreviver. Nesta decomposição, parte dos nutrientes que estava no começo do ciclo voltam para o solo, ficando novamente disponíveis para a planta! A outra parte que não pôde ser decomposta continua no solo, formando o húmus. Este húmus ajuda na agregação do solo...funciona como se fosse o cimento de uma construção. Além disso, as árvores são um fator de proteção ao solo, diminuindo o impacto da gota da chuva, diminuindo assim a erosão do solo.

Bactérias e fungos são muito importantes na formação do solo, pois estão presentes nos ciclos biogeoquímicos dos principais nutrientes. No ciclo do Nitrogênio, são responsáveis pela fixação do N atmosférico, deixando este elemento disponível para as plantas.

Fungos crescendo no solo
Minhocas são também muito importantes, pois devido às suas escavações a água e o ar podem penetrar com mais facilidade no solo. Outros organismos que possuem importância neste sentido também são formigas e cupins (térmitas). Mas não são só os pequenos não...um exemplo de mamífero que "cava" túneis no solo é o tatu, muito comum em algumas regiões do Brasil. 

Minhocas
 Mas não são só os organismos...ainda temos 2 fatores de formação do solo para discutir: Relevo e Tempo. Aguardem os próximos posts!

Um abraço a todos,

12 outubro 2011

Vistas 2011 #14

Olá pessoal!

Na primeira semana de outubro tivemos mais visitas.

O pessoal da disciplina de Pedologia da USP-SP, alunos da Prof. Déborah vieram visitar a Estação! Desta vez veio o pessoal do noturno pra conhecer o trabalho do SNE.



As visitas continuam...fiquem de olho!

Um abraço,


09 outubro 2011

Imagem da Semana #2

O cientista Steven L. Stephenson, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, retratou um mundo pouco conhecido, o dos fungos.


Mas o que os fungos têm a ver com o solo? Bom, isso vocês vão ficar sabendo no nosso próximo post sobre o Fatores de formação do solo. Já falamos sobre Material de Origem e Clima... o próximo será sobre os Organismos! Aguardem!

05 outubro 2011

Visitas 2011 #13

Olá pessoal,

Na última semana de setembro recebemos vários convidados!

Quem veio nos visitar foram os alunos do Centro Educacional SESI 242, de Vinhedo!


Estiveram também por aqui o Pessoal do Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec). Eles vieram conhecer a Estação do SNE porque estão interessados em construir uma sessão do parque dedicada à temática de solos!



Convidado internacional no SNE! A pesquisadora de Solos Florestais Barbara Kischuck, do Serviço Florestal do Canadá também visitou a Estação e gostou muito do que viu por lá. Quem esteve com ela na estação foi o Prof. Antônio.


No fim de semana, os alunos do curso de Geografia da USP-SP e a Profa. Débora também vieram visitar a Estação. Além da visita, eles também foram estudar um perfil de Nitossolo aqui na Esalq.



Em outubro tem mais visitas! Fiquem de olho que vamos atualizando aqui!

Um abraço a todos,

02 outubro 2011

Imagem da Semana #1

Olá pessoal,

Toda semana vamos colocar uma imagem que esteja ligada ao tema de solos!

Pra iniciar, porque não a nova foto dos voluntários do SNE?

Da esquerda para a direita: (em pé): André, Rodrigo (Bob's), Maria Vitória (Vem ká), Jéssica (Xãtili), Carmen (Nu-fubá); Josiane (Nasa). (agachados): Matheus (Sukú), José (Massa); Mayra (Fitiña), Luís Fernando (Bin)

Ainda faltam a Isabela (Underline), a Rafaella (Golfiño), e o Prof. Antônio!

Um abraço a todos,