29 setembro 2011

Fatores de formação do solo #2

Olá pessoal,

Continuando na nossa série de posts sobre a formação do solo, desta vez vamos falar sobre a influência do CLIMA. Os solos são formados pela decomposição das rochas, que ocorre sob a ação da água que provém das chuvas e dos rios. Este processo é conhecido como intemperismo de rochas.


Não é apenas o material de origem que influencia a formação do solo. Um material derivado de uma mesma rocha poderá formar solos diferentes se decomposto em condições climáticas diferentes. Por outro lado, materiais diferentes podem formar solos similares quando sujeitos, por um longo período, ao mesmo ambiente climático.

"Taça" - Arenito em Ponta Grossa - PR (intemperismo por geleiras)

O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. Os climas no mundo são bastante diversificados, provenientes das variadas massas de ar, localização geográfica, entre outros.

Os elementos principais do clima (temperatura e umidade) regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, além do crescimento dos organismos. A cada 10ºC de aumento de temperatura, é dobrada a velocidade das reações químicas. Sabe-se também que é a água e o gás carbônico nela dissolvido, os responsáveis pela maior parte das reações químicas quando do intemperismo dos minerais. Portanto, quanto mais quente e mais úmido for o clima, mais rápida e intensa será a decomposição das rochas

Os alguns fatores que determinam o clima das regiões no mundo. Estes fatores são:

1-Latitude: Quanto mais próximo da linha do Equador (baixa latitude), maior a incidência da radiação solar, devido ao ângulo de inclinação do planeta Terra. Já em latitudes maiores, são comuns climas temperados;
2-Altitude: corresponde à distância vertical em relação ao nível do mar;
3-Maritimidade/ Continentalidade: a proximidade de uma área com o oceano infuencia diretamente o clima da região;
4-Massas de ar: corresponde ao deslocamento frequente do ar. As massas podem ser quentes ou frias e ainda úmidas ou secas.

Tipos de climas no mundo
A combinação de altas temperaturas com alta pluviosidade caracteriza os climas tropicais. Os solos desenvolvidos sob estes climas apresentam características de evolução muito mais avançadas que os solos encontrados em regiões mais frias. Isto ocorre porque a combinação de altas temperaturas e abundância de água favorece as reações de intemperismo da rocha e do solo, sendo mais intemperizados que os solos presentes em regiões temperadas. Por outro lado, em clima árido e/ou muito frio, os solos são normalmente pouco espessos, contêm menos argila e mais minerais primários, pouco ou nada afetados pelo intemperismo químico.     

Nos próximos posts iremos continuar com a série "Fatores de formação do solo", desta vez falando sobre o relevo...Aguardem!

Um abraço a todos,

26 setembro 2011

Visitas 2011#12

Olá pessoal,

Visitas e mais visitas à frente...setembro tá lotado! Os voluntários estão se revezando na Estação e recebendo todos os nossos convidados.

Tivemos duas visitas nas quais não conseguimos tirar fotos: no dia 16/09 vieram os alunos da Escola Estadual Água Branca, e no dia 21/09 o pessoal da Escola Municipal Olivia Carranico.

Vamos ver agora as fotos das nossas visitas!

No dia 19/09, os alunos vieram da EMEF Adelino Honorato Bertolo e da EMEF Sra. Iracema de Moraes Marchezine, ambas do Projeto "Plantando Vidas".


Já no dia 22/09 e 23/09 recebemos os alunos da ETEC  Dep. Ary de Camargo Pedroso.



Também no dia 23/09 vieram nos visitar os alunos da E.E. Hélio Nehring.


E de tanta visita que teve, a gente até esqueceu a data, mas quem também passou aqui pela Estação foram os alunos da Escola Prof. Dionetti Miori. Nós esquecemos a data, mas não a foto!


Além de todos estes alunos, também tivemos um visitante nada convencional...esse nem marcou hora pra vir. 


Se até um Teiú (um lagarto da família dos Teídeos) deu uma passada por aqui, porque você ainda não veio? rs

Um abraço a todos,

PS: 16,19,21,22,23/09 (cedo e tarde), e outra data que eu esqueci...só isso? rs. Parabéns pros nossos voluntários que estão recebendo todas as visitas!

23 setembro 2011

Fatores de formação do solo #1


Olá pessoal,

Para estudar o solo é necessário que ele esteja formado (ou em formação) primeiro! Nesta série de posts vamos explorar os fatores de formação do solo, que são 5: Material de Origem, Relevo, Clima, Organismos e Tempo.


Vamos começar com o Material de Origem!

O material de origem do solo é a rocha, que pode ser ígnea, metamórfica ou sedimentar. 

Ciclo das rochas
As rochas ígneas tem origem a partir dos processos de vulcanismo, a partir do resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Este resfriamento pode acontecer no interior da crosta terrestre (rochas intrusivas, ex: granito), sem contato com a superfície. Como este resfriamento é lento, a rocha apresenta cristalização do seus minerais. Quando o resfriamento acontece rapidamente na superfície da crosta terrestre as rochas geralmente não apresentam cristalização, sendo conhecida como rochas extrusivas (ex: basalto).


Granito e Basalto
As rochas sedimentares podem ser formadas pela deposição de partículas originadas pelo intemperismo ou erosão, por substâncias em solução na água, ou de posição de materiais orgânicos, formando assim diferentes tipos de rochas. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.


Arenito
 Já as rochas metamórificas se formam por transformações físicas e/ou químicas de outras rochas quando submetidas ao calor e pressão do interior da Terra. Neste ambiente os minerais da rocha original podem se tornar instáveis, reagindo e formando outros minerais. Não só as rochas sedimentares ou ígneas podem passar com este processo...as próprias rochas metamórficas podem sofrer metamorfismo! Por exemplo, o quartzito pode formado a partir de um arenito com altos teores de quartzo, em condições de alta temperatura e pressão.

Quartzito
Um mesmo tipo de material de origem pode produzir solos com características diferentes, dependendo da atuação dos outros fatores de formação. Quanto mais um solo sofre ações dos outros fatores de formação, menos as características do material de origem são preservadas.

Nos próximos post vamos falar mais dos outros fatores...fiquem de olho!

Um abraço a todos,