14 outubro 2011

Fatores de formação do solo #3

Olá pessoal,

Já vimos como o Material de origem e o clima participam da formação do solo...agora vamos falar sobre o terceiro fator: Os organismos do solo!

Os organismos atuam na pedogênese (pedo = solo; gênese = formação) por meio de diversos processos, entre eles: ciclagem de nutrientes, adição de matéria orgânica, proteção e agregação do solo.


A decomposição de rochas (intemperismo), além de ser realizada pelo clima, pode também ser realizada pelos organismos. A produção de ácidos orgânicos, liberam elementos presentes nas rochas para a formação do solo. Neste processo os microorganismos também "ajudam" a fixação de musgos e líquens nas rochas, que vão iniciar o processo de formação do solo. A partir do momento que estes organismos pioneiros estão presentes é iniciada a sucessão biológica, surgindo organismos cada vez mais complexos no local.

Os vegetais possuem grande importância, pois suas raízes capturam água e nutrientes por todo o perfil do solo, transformando, através da fotossíntese, estes nutrientes inorgânicos em outros orgânicos. Com a queda das folhas, este material orgânico se torna disponível para outros organismos do solo, que vão iniciar a ciclagem dos nutrientes. 

Efeito das raízes
Formigas, grilos e paquinhas (macroorganismos) são responsáveis pela transformação do material orgânico, deixando este mais disponível para os microorganismos, que decompõem este material orgânico para gerar energia e assim sobreviver. Nesta decomposição, parte dos nutrientes que estava no começo do ciclo voltam para o solo, ficando novamente disponíveis para a planta! A outra parte que não pôde ser decomposta continua no solo, formando o húmus. Este húmus ajuda na agregação do solo...funciona como se fosse o cimento de uma construção. Além disso, as árvores são um fator de proteção ao solo, diminuindo o impacto da gota da chuva, diminuindo assim a erosão do solo.

Bactérias e fungos são muito importantes na formação do solo, pois estão presentes nos ciclos biogeoquímicos dos principais nutrientes. No ciclo do Nitrogênio, são responsáveis pela fixação do N atmosférico, deixando este elemento disponível para as plantas.

Fungos crescendo no solo
Minhocas são também muito importantes, pois devido às suas escavações a água e o ar podem penetrar com mais facilidade no solo. Outros organismos que possuem importância neste sentido também são formigas e cupins (térmitas). Mas não são só os pequenos não...um exemplo de mamífero que "cava" túneis no solo é o tatu, muito comum em algumas regiões do Brasil. 

Minhocas
 Mas não são só os organismos...ainda temos 2 fatores de formação do solo para discutir: Relevo e Tempo. Aguardem os próximos posts!

Um abraço a todos,

6 comentários:

  1. muito intereçante gostei do conteudo.parabens. gostei da ideia.

    ResponderExcluir
  2. natalia monik pocheco dos reis.8 de março de 2012 às 16:05

    intereçante abrendi mais com o que eu li.o conteudo e muito direto sem inrrolar sobre o assunto que e dito ou discutido.ate em breve.eu aprovo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália da Silva. Obrigado pela visita! Que bom que você gostou do conteúdo. Volte sempre! rs

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Natáli Monik (estamos cheio de Natálias por aqui! rs). Ficamos felizes por vc aprender mais com o blog...é pra isso que ele serve! Volte sempre, e mandem sugestões de posts pra gente!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite! Mto interessante adorei, aprendi com o q li e espero q poste mais coisas, só assim me ajunda na disciplina q estou pagando de geologia na faculdade. Rsrsr

    Abraços..

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)