27 julho 2011

Parceiros de iniciativa...

Olá pessoal,

Férias é bom demais não?! Melhor ainda pra quem consegue tirar férias né...rs. Espero que todos estejam aproveitando esse período.
Mas hoje não vim falar de férias e sim de nossos queridos parceiros de iniciativa, que tem como objetivo levar um pouco mais sobre o tema SOLOS para todos...principalmente para as crinaças e jovens!
Existem no Brasil (pelo menos os que temos conhecimento!) mais alguns projetos e iniciativas assim como o nosso SNE, o qual na verdade nasceu na ESALQ inspirado no projeto que leva o mesmo nome da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fica em Curitiba no Paraná. Esse povo já faz um tempinho que está na "estrada"...desde 2002!
O Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola é coordenado pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (www.dsea.ufpr.br) da UFPR. O projeto também já editou o livro "O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio". Para mais informações clique aqui.


Perfil de solo do Centro de Estudos de Solos (Foto: arquivo do Projeto Solo na Escola)

Quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre o Projeto pode entrar no site deles bem aqui. Vale a pena conferir um pouquinho o trabalho deles, que é bem interessante.

Uma outra iniciativa bem legal é Museu de Solos do Rio Grande do Sul, que é mantido pelo Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fica em Santa Maria no Rio Grande do Sul. O pessoal de lá mantém uma coleção bem bacana de monolitos de solos de várias partes do Brasil.

No site deles (cique aqui) existem vários materiais bem legais para consulta. É possível fazer uma visita virtual pelo museu ou aprender um pouco mais sbre SOLOS no Quiz Solos, para isso basta apenas registrar-se no site e você terá acesso a isso tudo. É bem rapidinho e vale a pena...Depois voltem pra nos contar como foi o passeio virtual.

Uma outra iniciativa fica em Viçosa, Minas Gerais, e é conhecida como Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef - DPS/UFV e quem mantém é o pessoal da Universidade Federal de Viçosa. No dia 15 de dezembro de 1993 o Museu de Minerais, Rochas e Solos Alexis Dorofeef ganhou corpo e vida!
Com o tempo, o Museu percebeu que poderia agir muito mais na popularização de seus temas à comunidade viçosense. Assim, foi criado em 2000 o Programa de Educação em Solos e meio Ambiente (PES), um programa de extensão do DPS, que agrega estudantes, professores e técnicos de diferentes áreas do conhecimento. 

Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef
Quem quiser conhecer mais um poquinho sobre esse pessoal é só visitar o site deles (clique aqui), tem coisas bem legais por lá.

Bom, espero que tenham gostado e que realmente possam conhecer um poquinho mais sobre esse pessoal que tenta levar um pouco mais sobre SOLOS para todos.
Não deixem de visitar o site deles e voltem aqui pra nos contar o que vocês viram de interessante....

Beijos a todos!

2 comentários:

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)