03 maio 2011

Correspondente Internacional - França

Olá pessoal

O SNE também é internacional (e não só no mapinha de visitas!). O post de hoje foi escrito pela Aline (K-miñada), uma das integrantes do Programa que está fazendo sua dupla diplomação na França.

"Salut!    

Olá pessoal, hoje estou aqui para compartilhar algumas curiosidades francesas.

No momento estou morando em Angers no departamento Maine–et –Loire, muito conhecida pelo seu castelo, obra do século XIII, e pelos seus vinhos:  Rosé de Loire, Cabernet d’Anjou, Anjou- Villages et Anjou Rouge. 

O mais interessante é que podemos encontrar um pouco de Angers por toda a França.  Isso devido a sua riqueza em ardósia como se pode observar no mapa geológico abaixo.  

Mapa geológico: departamento Maine- et- Loire

 A ardósia é uma rocha metamórfica que foi transportada para outras regiões francesas, em formas de placas. Graça à sua característica impermeável era utilizada nos telhados de castelos, igrejas e hospitais, como por exemplo, no complexo hospitalar de estilo medieval: “L’hospice de Beaune”, na região vinícola de Borgonha.  Sendo o telhado o local mais alto de uma construção, a ardósia era nele posicionada como símbolo de poder e riqueza.  

Placas de ardósia

Hospice de Beaune- telhado de ardósia
Mais a leste no mapa, observamos uma mudança, entramos então na Bacia Parisiense.  A região entorno de Saumur é abundante em rochas sedimentares, mais precisamente de uma rocha calcaria que chamamos aqui de “Tuffeau” (tufo calcário). Esta é uma rocha formada pela acumulação de conchas, algas e minerais de mica e quartzo que foram sendo depositados durante o percurso do rio até o mar. Por ser uma rocha de fácil manuseio, esta foi essencialmente utilizada nas construções locais. 

Com o tempo essa pratica foi se popularizando em Saumur. Não só o castelo, mas a maioria das casas foram construídas de “tuffeau” e ardósia “anjevine” (proveniente de Angers) nos telhados.

Castelo de Saumur - construído de rocha calcaria e telhado em ardósia
Além dessa importância histórica na construção civil a geologia aliada a gênese tornou-se assunto fundamental em enologia, diante da noção de “terroir”. Durante todas as visitas à produtores e degustações em caves, tínhamos uma primeira descrição que nos era fornecida:  material de origem (rocha mãe) e o tipo de solo, onde estão localizadas as videiras .  

Assim o “terroir” é uma noção de interação entre solo, clima e o conjunto de praticas culturais.  Alguns vêem o solo como máxima expressão do “terroir”, ou seja, o responsável por fornecer a tipicidade ao vinho. Porém esse é um assunto bem delicado que gera controvérsias, visto que outros dizem que a fauna de leveduras nativas presentes no vinhedo, é o que dará a particularidade ao vinho, através da fermentação alcoólica. 

Bom, poderemos discutir um pouco mais em um próximo post !

À  bientôt,
Aline dos Passos Silva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)