04 abril 2011

A Terra não é rendonda?

Olá pessoal
A forma da terra sempre foi uma grande pergunta, com várias respostas....diferentes culturas em diferentes épocas tinham suas teorias quanto à forma do nosso planeta.
A Terra plana dos babilônicos
Tanto os babilônicos quanto os egípcios acreditavam em uma terra plana sob um domo do céu.  Os babilônicos ainda acreditavam que a terra era um ser vivo, um monstro adormecido, cuja pele estava coberta de vegetais e rochas – as escamas do monstro! Já os egípcios diziam que os deuses comandavam o Universo. Os Hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra, que teria a forma de uma metade de uma esfera. Isso sem contar o conceito dos maias, incas e outras civilizações antigas
A Terra esférica de Aristóteles
Na Grécia antiga as coisas começaram a mudar...Apesar de todos os deuses da mitologia, os filósofos possuíam teorias bem elaboradas. Tales de Mileto dizia que a Terra era um disco plano em uma vasta extensão de água. Pitágoras e Aristóteles já afirmavam que a o planeta era esférico.  Apesar destas teorias o conceito de “Terra plana” foi fixado devido à pressões religiosas e poucos estudos na época Medieval, e só caiu devido às circunavegações, onde os marinheiros provaram que era possível dar a volta ao mundo.
Dando um salto no tempo, passando pela “Era das luzes” e as pesquisas espaciais, o grande marco que fixou a Terra como esférica foi a primeira viagem espacial onde o russo Yuri Gagarin afirmou: “A Terra é azul” e as fotos e imagens de satélites dos anos posteriores mostravam um planeta redondo. Mas o planeta nunca foi uma esfera perfeita, devido à sua rotação. Os pólos são achatados, como se fosse uma maçã. As imagens de satélite levam em conta a água dos oceanos e a atmosfera...um pouco de água aqui, gás ali e o planeta parece redondo e azul.

A Terra redonda de Yuri Gagarin
 No fim do mês de março os cientistas da Agência Espacial Européia (ESA) utilizaram satélites geodésicos (tipo a Ferrari dos satélites) para determinar a real estrutura da Terra. Devido à gravidade (e à irregularidade da superfície da Terra) os satélites se localizavam mais altos ou mais baixos e por meio dessas medidas foi possível construir um novo modelo de formato da Terra. O planeta é abaulado em torno do equador. Campos de gás, depósitos minerais, aquíferos e formações rochosas também afetam a força da gravidade. Vejam o vídeo da ESA: 

Hoje, com a tecnologia que existe é possível realizar feitos que antigamente eram apenas imaginados e propostos..quem sabe daqui algum tempo não mudam de novo a estrutura da Terra?

Um abraço a todos

Um comentário:

  1. Et Bilu esteve aqui
    http://www.youtube.com/watch?v=Wy26JGKzFb0&feature=player_embedded

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)