21 março 2011

Ondas Gigantes!

Olá pessoal
Terminando a série sobre o terremoto no Japão, agora vamos falar um pouco sobre Tsunamis (aquilo que os japoneses realmente tem medo!)
Um maremoto (conhecido como Tsunami – do japonês “onda de porto”) pode ter diversas origens, entre elas erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e, mais comumente, terremotos oceânicos. O terremoto pode desencadear uma avalanche submarina, que movimenta a água com grande força. Estes tremores geralmente são gerados quando placas tectônicas convergentes movem-se abruptamente e deslocam a água subjacente. O resultado é a formação de ondas que são propagadas da mesma maneira quando se joga uma pedra em um rio. Veja o vídeo abaixo:
O título do post pode enganar. Na verdade, um tsunami tem pequena amplitude, ou seja, o tamanho da onda não é grande, quando em alto mar. Porém, em águas mais rasas as ondas podem alcançar alturas gigantescas. Já foi registrado a costa dos EUA ondas entre 10 a 18 metros! O que determina o tamanho do tsunami é a declividade da plataforma continental. Quanto maior a declividade, maior a tsunami.

Cientistas oceânicos trabalham atualmente e buscando recursos estruturar um novo sistema de monitoramento dos mares, que possa fornecer alertas à população quando eventos como estes ocorrem. Este monitoramento não serviria apenas para este propósito. Além de tsunamis, poderiam ser monitorados também, por exemplo, o sistema de mudança das monções. Já existem algumas estações para “previsão” de tsunamis. Estas estações consistem em um equipamento que fica no fundo do oceano e detecta a passagem de um tsunami. Imediatamente, essa informação é transmitida para uma bóia na superfície, que re-transmite a mensagem para satélites.


No caso do Japão, a tsunami foi gerada devido ao terremoto de escala 9 (veja o post anterior) que ocorreu. Outra tsunami famosa foi a da Indonésia, em 2004, também resultado de um maremoto, desta vez no oceano Índico, também de escala 9.
Com este post, terminamos nosso “especial Japão”. Claro que ainda temos algumas cartas na manga...rs. Novos posts já estão sendo preparados, temos uma lista de assuntos que ainda queremos tratar. Caso tenha alguma idéia de um tema que a gente possa tratar aqui, mandem comentários, sugestões, críticas, entre outros!
Um abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)