29 março 2011

E lá vem água...

Olá pessoal,

Hoje vamos falar de algo um pouco diferente de terremotos e afins, vamos falar um pouco sobre as enchentes.

A enchente não é sempre algo ruim, muitas vezes anunciado de forma trágica em jornais na televisão, nos quais sempre vemos cidades inundadas, pessoas e animais ilhados, casas com água até o teto e coisas assim. A enchente na verdade é um fenômeno natural que geralmente acontece em todos os rios. Na época das chuvas os rios enchem e alagam  a área ao redor, a qual é chamada de planície de inundação. Geralmente isso é bom, pois ocorre um acúmulo de material orgânico nessas áreas quando a água abaixa, o que é muito bom para o plantio. Não é a tôa que as maiores civilizações se iniciaram as margens de grandes rios como o rio Nilo (Egito) e rios Tigre e Eufrates (na antiga Mesopotâmia).

A: Rio Nilo; B: Rios Tigre e Eufrates; C: Vale do Rio Indo; D: Rio Huan-Ho
 Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.

Mas a ação do homem mudou o curso natural das coisas...

Enchente do Rio Piracicaba em 2011
Começamos a tirar a vegetação e a construir casas nas margens dos rios, assim as enchentes viraram então um enorme problema. E pode piorar muito quando temos a "impermeabilização do solo". Ela ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água. Este processo acontece principalmente nas cidades.
Os processos de cimentação, asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas e outros, como a própria construção das edificações, formam uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água fique em contato com este e assim possa ser absorvida.

Alguns dos efeitos sentidos com este processo são o aumento das enxurradas nas cidades nos dias de chuva. Como a água não é absorvida pelo solo como deveria ocorrer normalmente, estas enxurradas chegam aos rios em volumes muito maiores do que sua capacidade natural de escoamento, causando enchentes e transbordamentos em dias de fortes chuvas.
Outro efeito trazido pela impermeabilização do solo é que a água da chuva não penetra no solo não alimentando os lençóis freáticos, afetando assim a realimentação das águas das bacias hidrográficas.

 Bom pessoal, espero que tenham gostado....logo teremos os posts sobre os "experimentos" que temos aqui na nossa querida Estação do Solo na Escola...

Beijos a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)