25 março 2011

Aquecimento Global

Olá pessoal
Um dos principais tópicos de pesquisa hoje no mundo está relacionado ao aquecimento global. Este fenômeno vem sendo discutido durante anos, com mais ênfase desde a ECO-92 no Rio de Janeiro, passando pelo polêmico Tratado de Quioto, ratificado no ano de 2005. Não pretendemos aqui apresentar o conceito de aquecimento global e efeito estufa, já que são assuntos muito bem divulgados. Se necessário, podemos fazer um post a respeito.
Como dica, vocês podem assistir o documentário “Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth), onde o “quase-futuro” presidente norte americano Al Gore apresenta os conceitos. Apesar de ser amplamente divulgado, existem pesquisadores que afirmam que o aquecimento global  é um fenômeno natural. Para ter esta visão, outra dica é o documentário “A grande farsa do aquecimento global” (The great global warming swindle). Assistam com olho crítico, pois cada um tem seus prós e contras. 

Mas, falando de solo...como ele pode influenciar o aquecimento global? Seria uma fonte ou um sumidouro de gases do efeito estufa?

Estaria o solo do "lado negro" da força?
 O solo é, naturalmente, um grande reservatório de carbono. Seja em formas mais disponíveis para o consumo de microorganismos, ou em frações mais estáveis, o solo mantêm um equilíbrio constante de emissões e sequestro de carbono. Este equilíbrio dinâmico é quebrado quando ocorre uma perturbação no sistema, como por exemplo, o desmatamento. O carbono deixa de  ser incorporado ao solo, e os microorganismos iniciam o consumo do carbono "guardado" no solo...nesta situação, o solo se torna um grande emissor de gases para a atmosfera.

Porém, existem algumas situações em que os solos podem agir como um grande captador de carbono. Um exemplo são pastagens bem manejadas. Já foram realizados estudos que provam que a taxa de estoque de carbono em pastagens é igual ou maior que em ambientes nativos, podendo assim aumentar a reserva de carbono no solo e ser até considerado um agente que evita emissão de gases do efeito estufa.
Na verdade, a resposta para a pergunta acima é a clássica resposta do agrônomo: “Depende”. Depende de como o solo é manejado. Além dos exemplos acima, podemos citar a cultura do arroz alagado, que é um grande emissor de metano para a atmosfera, devido ao processo de metanogênese (produção de metano) ocorrido em ambientes alagados, ou ainda o uso de fertilizantes nitrogenados, que se usados de maneira incorreta pode aumentar emissão de óxido nitroso para a atmosfera.
Cultivo do arroz alagado
Estes exemplos mostram como o ser humano pode influenciar e tornar o solo um “vilão” ou “mocinho” quando estamos falando sobre o aquecimento global.  Pra terminar, eu citaria um trecho de um discurso do microbiologista francês René Dubois: “A Terra não pode ser vista nem como um ecossistema a ser preservado inalterado, nem como um canteiro para ser explorado por razões egoístas e econômicas de curto prazo, mas como um jardim a ser cultivado para o desenvolvimento das próprias potencialidades da aventura humana”
Um abraço a todos

3 comentários:

  1. Olá !!! Adorei o Blog e já estou divulgando no Dicas!
    Andréa Barreto

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Andréa por nos ajudar com a divulgação do Blog!! O SNE FICA FELIZ!!!..

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréa

    Obrigado pela divulgação..estávamos procurando mesmo pessoas interessadas em ciências e na parte de solos...estamos divulgando o dicas também...aliás, parabéns pela iniciativa!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sabe de algo que possa complementar o conteúdo? Seu comentário é muito bem vindo e nos ajuda muito! :)