16 setembro 2010

Reforma Estação!

Olá pessoal,

Venho dessa vez com uma notícia bem bacana (ainda mais agora que tá começando a esquentar em Piracicaba!)....a Estação do SNE está em reforma!
Na verdade não é uma reforma propriamente dita, mas sim a implantação de algo que fará com que o ambiente dentro da Estação melhore siginificativamente....
Chega de suspense...rs. Bom, estão instalando uam cisterna no SNE! Essa cisterna coletará a água da chuva, que cai no telhado da Estação. Teremos também a instalação de uma bomba movida a energia solar que mandará essa água para um sistema de irrigação, o qual será instalado no telhado da Estação para ajudar na refrigeração da mesma. Complicadinho né!...rs.
Esse sistema todo foi financiado pelo PROJETO PONTE aqui da Esalq, que já a algum tempo tem uma parceria bem bacana com o SNE.


Obras na Estação do SNE.

Mais obras na Estação do SNE!

Bom, mas esperamos que com esse sistema nós tenhamos uma melhora na temperatura dentro da Estação, principalmente nos dias mais quentes do verão piracicabano....rs. O que será extremamente bem vindo nos dias de visitação! As crianças (e os voluntários!) agradecem.....
Enfim, vale deixar aqui nosso imenso OBRIGADO ao Projeto PONTE pela ajuda tão significativa....

Beijos a todos,

14 setembro 2010

Despedida Aline!

Olá Pessoal,

Dessa vez a notícia é boa e ruim ao mesmo tempo....(se é que isso é possível...rs!)....enfim venho falar da despedida da nossa amiga voluntária de tantos anos do SNE a ALINE (K-miñada)!
Ela participou ativamente durante quase todo o período em que esteve aqui na ESALQ....foram quase quatro anos! Já chegou num período bem agitado, que foi a preparação para o IV SBES (que diga-se de passagem não foi nada fácil!), mas manteve-se firme durante todo o tempo ajudando na preparação e trabalhou muito durante os três dias do evento. Passada essa prova de fogo, ela continuou firme até o mês passado aqui conosco....participando de treinamentos, reuniões, reformas, visitas e muito mais....
Mas como tudo na vida são momentos e fases....(por isso temos que aproveitá-las ao máximo!)...a nossa querida Aline teve que seguir com os planos dela de conquistar o mundo!!!...brincadeirinha...mas enfim, ela foi para a França dar andamento à sua dupla diplomação.....e deve permanecer por lá (para felicidade dela e tristeza nossa...) por um tempinho razoável....


Ultima reunião em que a Aline esteve presente...despedida!

Bom, mas aproveitando o post gostaria de agradecer, publicamente, em nome de todos aqui do SNE à Aline por tanta dedicação e carinho durante todos esses anos em que esteve conosco! (Ah, vou fazer alguém chorar lá na França....rs.)...Aline OBRIGADO! Pelos anos de amizade e trabalho....que tua estadia na França seja a melhor possível....e não esquece de nos mandar notícias....de preferência com fotos....rs.

Bjão a todos,

12 setembro 2010

Vulcões na Amazônia!

Olá pessoal,

Como ainda não tivemos nenhuma novidade e nem atividade além da seleção dos novos voluntários, trago hoje uma matéria que saiu na revista Pesquisa FAPESP no mês passado (Edição Impressa 174 - Agosto 2010). Quem quiser ler a matéria na íntegra é só clicar AQUI.

Há 2 bilhões de anos, vulcões reinavam onde agora é a Amazônia!

"Uma sucessão de dezenas de vulcões espirram grandes quantidades de cinzas e de projéteis de rocha derretida que riscam o ar incandescentes. Rios de lava jorram crateras afora e descem pelas encostas, se espalhando e moldando uma nova paisagem. É isso que o geólogo Caetano Juliani, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), vê quando navega pelos rios Tapajós e Xingu ou sobe os morros em meio à Floresta Amazônica, no Pará. Mas não há motivo para preocupação: a maioria das pessoas não presencia ali mais do que a densa floresta ou as áreas desmatadas onde o gado pasta inconsciente, não corre riscos maiores do que as doenças transmitidas por hordas de mosquitos e o calor que sente, por mais que pareça sufocante, não chega perto daquele produzido por vulcões.
O cenário enxergado pelo geólogo existiu há quase 2 bilhões de anos e apenas suas cicatrizes permanecem até hoje para quem sabe enxergá-las. “Aquilo era o inferno na Terra”, brinca Juliani. É dessa época o vulcão mais antigo de que se tem notícia, hoje um monte arredondado com cerca de 200 metros de altura (ver Pesquisa FAPESP nº 81). Nos últimos anos, porém, o grupo da USP encontrou mais vestígios de dezenas de vulcões – descaracterizados pela erosão, mas com uma assinatura inconfundível nas rochas. “Meus colegas nos Estados Unidos não acreditam que essas rochas se tenham preservado”, comemora o pesquisador. Testemunhos dos acontecimentos vulcânicos dessa época, conhecidos como evento Uatumã, são muito raros no mundo.


Amazônia vista do espaço!
Foto: Soichi Noguchi

Essa raridade confere grande importância aos achados na parte sul do cráton amazônico, uma das mais antigas da superfície terrestre. É uma região de cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 15% da área do Brasil, que o grupo de Juliani tem se empenhado em caracterizar nas excursões anuais de cerca de 40 dias em que percorrem rios e trilhas recolhendo amostras de rochas, identificando formações e documentando o passado em seus cadernos. E esse cenário desvendado não se restringe àquela região. “Os grandes ciclos vulcânicos costumam ser planetários”, explica Juliani. Para ele, o que está registrado na Amazônia conta a história de boa parte da Terra naquele período."

Texto extraído da Revista Pesquisa Fapesp (Edição Impressa 174 - Agosto 2010).
Artigo científico:

JULIANI, C. & FERNANDES, C. M. D. Well-preserved late paleoproterozoic volcanic centers in the São Félix do Xingu region, Amazonian Craton, Brazil. Journal of Volcanology and Geothermal Research. v. 191, n. 3-4, p. 167-79. abr. 2010.


Bom, pessoal espero que tenham gostado....a matéria inteira é bem legal e vale a pena ler todinha!
 
Beijos a todos...

01 setembro 2010

Falha geológica desconhecida causou tremor no Haiti

Olá pessoal,

O post de hoje fala de uma matéria que saiu  na SBPC em agosto. Espero que gostem...

"Falha geológica desconhecida causou tremor no Haiti, diz estudo. Segundo pesquisadores, nova falha pode ser parte de configuração maior que aumentaria risco de terremotos.
O terremoto devastador que atingiu o Haiti no começo do ano foi provocado por uma falha geológica anteriormente desconhecida, disseram cientistas da Purdue University, do Estado de Indiana, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, que apresentaram seus resultados em um encontro científico em Foz do Iguaçu (PR), a descoberta pode ser o primeiro sinal de um sistema maior de falhas geológicas na região.
Pesquisadores utilizaram dados obtidos atraves de radar e GPS, e os cálculos mostraram que a única maneira de relacionar os dados coletados ao ocorrido era por meio do mapeamento de uma nova falha, levemente inclinada, a 60 graus na direção norte em relação à Enriquillo (falha a qual foi atribuida inicialmente como a causa do terremoto). Essa falha previamente desconhecida somente foi revelada aos cientistas pelo próprio terremoto.
Pesquisadores explicaram que o fato de que não houve quebras na superfície ao longo da falha de Enriquillo foi a primeira pista de que o terremoto no Haiti foi mais complexo do que se pensava anteriormente.
Em meio à destruição provocada pelo tremor, os cientistas levaram vários meses para juntar dados para tentar explicar o que realmente ocorreu no país.



O terremoto em janeiro matou mais de 200 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de pessoas desabrigadas no país caribenho."

Bom gente, vivendo e aprendendo, cada vez mais....

Bjos a todos