23 julho 2010

Atividades do SNE - João Conceição

Olá pessoal,

Eu disse que voltava com novidades sobre a parceria SNE - João Conceição e cá estou...
Bom, teve um pessoal do SNE que foram até o colégio para relizar uma atividade diretamente com os alunos do colégio. Segue abaixo uma pequena descrição do que aconteceu de legal durante essa visita. O texto é da Mayra (Fitiña), umas das voluntárias do SNE presentes no dia:

"As atividades ocorreram nos dias 18 e 21 de junho de 2010. Na primeira parte, os alunos assistiram a uma pequena apresentação sobre o tema. Em seguida, foi realizada a parte prática, no pátio da escola, com os alunos divididos em grupos.

No primeiro dia, a primeira turma trabalhou com o tema “rochas”. O objetivo principal era fazer com que os alunos entendessem e soubessem identificar as principais características das rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas (intrusivas e extrusivas). Logo, na parte prática, os alunos tiveram que classificar as rochas de acordo com o tipo.

A segunda turma do dia trabalhou como o tema “compactação do solo”. Na parte prática os alunos construíram um experimento de infiltração da água em solo compactado e não compactado.


No segundo dia a primeira turma trabalhou com o tema “erosão”. Os alunos construíram um experimento para comparar o processo erosivo em duas situações: com e sem cobertura vegetal.

A segunda turma trabalhou também com o tema erosão, especificamente com o “impacto da gota da chuva”. Novamente foi construído um experimento por grupo, em que foram comparadas as situações do impacto em locais com e sem cobertura vegetal.

No final de cada aula prática, um aluno da sala era escolhido para explicar para a turma o que acontecia no experimento."


Bom pessoal, espero que tenham gostado. Essa foi mais uma atividade realizada pelo SNE com o intuito de cada vez mais divulgar a importância do SOLO..... Mas ainda não acabou, assim que tiver mais novidades eu posto aqui...

Beijos a todos

16 julho 2010

Caverna de Naica.

Olá pessoal,

Me desculpem pelo sumiço, tive uns probleminhas técnicos mas já estou de volta!
O assunto de hoje é algo bem bacana que encontrei pela net um tempo atrás e que acabei pesquisando a respeito. Trata-se de uma caverna repleta de cristais gigantes conhecida como Gruta de Naica ou Gruta dos cristais gigantes. E são gigantes mesmos! Talvez sejam os maiores do planeta que se tem conhecimento.

Foto: Javier Trueba

Essa caverna foi descoberta em abril de 2000 e está localizada numa área de exploração mineral de zinco e prata, no estado de Chihuahua, México. Possui cristais de selenita (Gypsum) com  diâmetro medindo de 3 a 4 metros e com cerca de 14 metros de comprimento!


Foto: Javier Trueba

Porém dentro da caverna o "clima" é um pouco inóspito, onde as temperaturas podem chegar a 60°C e a umidade perto dos 100%. Uma pessoa sem equipamento especializado pode permanecer apenas alguns minutos lá dentro, por isso os exploradores utilizam roupas especiais durante as expedições.


Foto: Javier Trueba

Mas como se formaram cirstais tão grandes assim?
As grutas estão localizadas a aproximadamente 300 metros abaixo de rocha calcária. Estas montanhas de calcário com mais de 200 milhões de anos, hospedam redes de cavernas cortadas por águas térmicas quentes e mineralizadas. As águas subterrâneas nestas cavernas, ricas em enxôfre dos depósitos adjacentes, começaram a dissolver as paredes de rocha calcária, liberando grandes quantidades de cálcio. Este cálcio, por sua vez, combinou-se com o enxôfre para dar forma a cristais em uma escala jamais vista antes.


Foto: Javier Trueba

Bom, espero que tenham gostado. Quando achamos que já tínhamos visto de tudo nesse mundo nos deparamos com algo assim, magnífico! Sempre podemos ser surpreendidos...
Semana que vem volto com novidades aqui no blog...

Beijos a todos!

06 julho 2010

FEPUSP - 2010

Olá pessoal,

Em junho o SNE teve a honra de participar da 10º Feira de Profissões da USP (FEPUSP) - Campi do Interior, que foi realizado na cidade de Pirassununga.
A FEPUSP tem por objetivo a divulgação dos cursos oferecidos pelas Unidades da USP, nos Campi  do interior, aos estudantes do Ensino Médio, cursos preparatórios e à população em geral. A feira é realizada durante três dias, normalmente em junho, que é o período que antecede a época de inscrições da Fuvest.
É uma feira MUITO bacana, pois os visitantes recebem informações sobre os cursos oferecidos em cada unidade da USP por alunos, professores e funcionários.  E esse contato direto acaba ajudando muito na hora da escolha da carreira.


E o SNE esteve muito bem representado pela Lauren (Xavis), que esperamos ter arrebanhado alguns alunos para os cursos de graduação da ESALQ!


E olha que legal a nossa maquete! Nada como um bom recurso visual para chamar a atenção.

Quem quiser maiores informações sobre a FEPUSP pode acessar o site da USP.
Abraços a todos!